Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

O Filme Já Vai Começar

18/03/2011

Iniciativa do Projeto Arrastão apoiada pelo Ministério da Cultura traz produções inéditas para adolescentes e jovens do Campo Limpo.

Ainda não é uma sala de cinema, mas um dia a gente chega lá. O Cineclube Projeto Arrastão, criado em 2009 com apoio do Ministério da Cultura através do Programa Cine Mais Cultura, está rodando o Campo Limpo exibindo produções de curta e média metragens que fazem parte do acervo da Programadora Brasil. E uma das paradas, claro, é a nossa própria casa. A atividade acontece com a projeção de um filme e, logo em seguida, debate sobre ele entre os espectadores. Quem nos conta mais sobre idéia é Unilson Mangini, do Núcleo de Comunicação Maré Alta, responsável pelas exibições.

Na segunda-feira (15), o cineclube realizou sessões para os adolescentes do Centro de Juventude (CJ), aqui mesmo no pátio do Projeto Arrastão. Animada, a galera pôde conferir em uma telona (Digna de cinema!), 5 produções diferentes vindas das mais diferentes partes do Brasil - Maria Capacete, Geyzilane – Meu Amor, Mulher de Amigo, Saci no Morrinho e Picolé, Pintinho e Pipa. Uma delas chamou muito a atenção da galera: Maria Capacete, uma produção da baixada santista. A feliz coincidência é que o filme foi dirigido por um garoto que, assim como nossos alunos, também começou a sonhar sua vida dentro de uma organização social, as Oficinas Querô, e teve lá suas primeiras oportunidades de experimentar o que gostaria de fazer. Victor Luiz Santos, diretor de “Maria”, no caso, sempre sonhou o caminho do cinema. É ele que nos explica mais sobre o filme e como foi produzi-lo.

Ariane, 15 anos, é uma das adolescentes do CJ. Ela esteve no Cineclube, gostou do filme de Victor, e nos contou que não gosta muito da idéia de ir ao cinema, mas adora ver filmes ao lado de amigos. Assim, conta, pode tirar alguma dúvida caso não entenda alguma parte da história.

E passar filmes curtos e brasileiros é uma escolha do Projeto Arrastão. Além de facilitar o entendimento e estimular mais debates entre os jovens, o Cineclube está ajudando assim a popularizar as películas nacionais, oferecendo outras opções de filmes que não sejam, somente, o que tudo mundo já vê na televisão ou no circuito comercial.

E quem sabe não esteja nascendo aqui o próximo Fernando Meirelles? Além de oferecer oportunidades, o Projeto Arrastão quer ser um caminho para que os jovens possam começar a experimentar possibilidades de futuro. Tal como o diretor Victor Luiz, que nos contou que o projeto social que ele participava foi fundamental para que conseguisse trilhar o caminho do cinema.

Na Rede:

Assista Maria Capacete

http://www.oficinasquero.org/videos/maria-capacete

Programadora Brasil

http://www.cinemaiscultura.org.br/

Página do Programa Cine Mais Cultura

http://www.programadorabrasil.org.br/

Oficinas Querô

http://www.oficinasquero.org/
 
 
 
   

 

 

Untitled Document